12 Anos de Escolaridade

Aquando do debate do Orçamento de Estado, na Assembleia da República, a Ministra da Educação, Isabel Alçada, disse que brevemente o ensino secundário universal será atingido no nosso país, tendo por base as inscrições registadas no presente ano lectivo.
Para isto muito contribuíram as ofertas profissionais diversificadas no ensino secundário de que resultou um acréscimo de inscrições de 23 mil alunos nestes cursos.
Igualmente se regista, no OE, um aumento do investimento de 29% nas Novas Oportunidades que, como se sabe, tem sido um sucesso na qualificação e certificação de saberes de tantas pessoas.
Mas a medida mais emblemática, e que a Ministra reiterou como sendo central na política do Governo, é o alargamento da Escolaridade Obrigatória para os 12 anos. Mas, paralelamente a esta, prosseguir-se-á a aposta no ensino profissional, formação de adultos, educação pré-escolar e requalificação do parque escolar. Aliás, no âmbito do parque escolar, a meta é reabilitar 332 escolas até 2015, sendo que até agora já estão concluídas 19 e em projecto e obra 133 escolas, algumas no Distrito de Viseu.